Curiosidades

Sobre o

Café

1 - O Café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.
 
2 - O primeiro país a cultivar pés de café foi o Iêmen, no ano de 575. Nessa época, os grãos eram consumidos crus. Para conservá-los, eles eram guardados em potes com gordura animal.
 
3 - Foi no ano 1000 que a infusão do café foi descoberta, tornando-se uma bebida. Assim, era consumido com fins medicinais. A bebida como conhecemos hoje foi registrada no ano de 1480.
 
4 - O primeiro país a cultivar pés de café foi o Iêmen, no ano de 575. Nessa época, os grãos eram consumidos crus. Para conservá-los, eles eram guardados em potes com gordura animal.
 
5 - Até o século XVII apenas os árabes produziam cafés. Alemães, italianos, franceses e italianos tentaram produzir o grão de várias formas. Foram os holandeses os primeiros a conseguirem mudas da planta. Essas plantas estão guardadas até hoje no Jardim Botânico em Amsterdã.
 
6 - A primeira cafeteria do mundo foi aberta em Constantinopla no ano de 1495 e se chamava Kiva Han
 
7 - A primeira plantação de café no Brasil aconteceu em 1727 no Estado do Pará a partir de uma muda trazida da Guiana Francesa por Francisco de Melo Palheta. Dizem que ele foi à Guiana arbitrar uma disputa de fronteiras, teria seduzido a esposa do governador, que o presenteou com mudas e sementes de café.
 
8 - O primeiro “Rei do Café” conhecido no mundo era francês e ele era pai de ninguém menos que Santos Dumont.  Todos os experimentos que Santos Dumont fez com o 14Bis foram custeadas pela venda do café.
 
9 - O café não tira o sono, mas muito café pode causar gastrite.
 
10 - Os maiores produtores de cafés no mundo são: Brasil, Vietnam, Colômbia e México. Cafés também são produzidos no Havaí, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Etiópia (onde as árvores de café são vegetação nativa), Quênia, Iêmen e Indonésia.
 
11 - O Café mais caro do mundo custa US$600 por quilo.
Kopi Luwak é o Café mais caro do mundo e em 2019, custava US$600 por quilo. Nativo da Indonésia, o Café é torrado após ser ingerido, digerido e expelido pelo Musang, pequeno animal do Sul e Sudeste da Ásia. Diz-se que eles só comem os melhores, mais doces e frescos grãos de Café e quando ingeridos,são naturalmente fermentados, conferindo-lhe um sabor distinto.
 
12 - O Café já foi proibido.
O Café nem sempre foi tão amado como é hoje.
No século XVIII, vários governos tentaram proibir a bebida porque acreditava-se que estimulava o pensamento radical. Nossa bebida favorita foi proibida na Suécia por um tempo em 1746 junto com qualquer cois relacionada a ela e incluindo acessórios com xícaras e pires.
 
13 - O hábito de “tomar um cafezinho” se popularizou em Constantinopla (atual Istambul), durante o Império Otomano. Em um provérbio popular turco, acredita-se que “uma xícara de café pode criar uma amizade que dura 40 anos".
 
14 - Negócio - O café é o segundo produto mais negociado do planeta. Neste sentido, o grão perde apenas para o petróleo.
 
15 - Sem Calorias - O café puro tem ZERO CALORIA. Além disso, tem zero gorduras, poli-insaturadas e trans. Por fim, zero colesterol e zero carboidratos.
 
16 - Ciência - estudos comprovam que o melhor horário para tomar um café é por volta das 14 horas. De acordo com a revista "Superinteressante" os melhores horários para tomar café são aqueles em que o níveis de cortisol no corpo estão em baixa. Portanto, as chances de sentir os efeitos da bebida parecem maiores às 10h ou às 14 h. Assim, o cafezinho ajuda a levantar o seu astral.

 

 

* HISTÓRIA DA PLANTA CAFÉ CATUAÍ - Durante quase 70 anos de ininterruptas pesquisas com a genética e melhoramento cafeeiro, Intituto Agronômico desenvolveu dezenas de cultivares e linhagens de café e acumulou extenso conhecimento sobre suas características e comportamento nas diversas regiões brasileiras. Alguns cultivares fazem parte da história da cafeicultura nacional tendo-se constituiído nos alicercers da nossa produção durante décadas. Da mesma forma, outros são a base da cafeicultura de países, especialmente da América Central, como os cultivarares Boubon Vermelho, Caturra Vermelho, Caturra Amarelo e Catuaí Vermelho.
 
As linhagens dos cultivares Catuaí Vermelho e Catuaí Amarelo têm ampla capacidade de adaptação, apresentando produtividade elevada na maioria das nossas regiões cafeeiras ou mesmo em outros países. De baixo estatura, permite maior densidade de plantio, tornam mais fácil a colheita e mais eficientes os tratamentos fitossanitários. Esses cultivares já produzem abundantemente logo nos dois primeiros anos de colheita. Por isso, necessitam de cuidadoso progama de adubação.